segunda-feira, 8 de abril de 2013

Humildade - o caminho para a exaltação


Na Carta aos Filipenses Paulo observa aquilo que experimentou: a alegria no sofrimento, a alegria de ser lembrado por ocasião de sua necessidade e a alegria pelo Evangelho ser pregado mesmo que ele estivesse preso. Para ele, a alegria completa é que a igreja, comunidade redimida, viva a realidade do Evangelho.
O apóstolo exorta os filipenses a deixarem de lado a ambição egoísta e a vaidade e trilharem o caminho da humildade. Que cada discípulo considere o outro superior a si mesmo, que cuide do outro, que seja servo do outro. Para reforçar sua exortação a humildade e ao serviço, o apóstolo apresenta Cristo como modelo de vida para o cristão.
Neste texto, em geral, destacamos a importância e o valor da humildade, enfatizando o quanto é necessário ser humilde e submisso à vontade de Deus. Mas hoje vamos aprender que a humildade é o único caminho para a glória, pois somos salvos quando humildemente reconhecemos nosso estado de perdição. A humildade é o único meio de vivermos em permanente vitória, pois no dia em que a soberba e a arrogância substituirem a humildade, nos tornaremos aquilo em que Lúcifer se tornou.
Sigamos os passos de Jesus para que possamos ser glorificados com ele. Não existe possibilidade de glória sem cruz. Glória sem cruz foi o que Satanás ofereceu para Cristo no deserto.
Para chegarmos ao fim de nossa peregrinação e recebermos a acolhida na glória eterna como benditos do Pai, três coisas são necessárias:
           
1. É Preciso Observar o Exemplo de Jesus (vv.5-8)

O verso cinco, na ARA diz “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus” ; na NTLH “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” e na NVI “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. Portanto, é preciso pensar, sentir e fazer como Jesus fez. O que ele fez?
a) Ele colocou de lado os seus direitos (v.6) – Ele não se apegou ao fato de ser igual a Deus. Como nós ainda gostamos tanto de reivindicar direitos, não é mesmo?
b) Ele, sendo Deus, tomou a forma de servo (v.7) – Jesus, a segunda Pessoa da Trindade, não deixou de lado a sua divindade; Deus não pode separar-se ou divorciar-se de sua própria natureza; aniquilação ou esvaziamento, aqui, deve ser visto no fato de que ele, como Deus, tomou a forma de servo, escolheu assumir a posição de escravo. É preciso que aprendamos que nossa jornada aqui precisa ser marcada pelo serviço. Para resgatar o homem, Deus se fez homem. Enquanto isso o homem,orgulhos, quer ser Deus.
c) Ele escolheu a humilhação (v. 8) – A humilhação de, sendo Deus, assumir a forma humana. Isso já teria sido o bastante. Mas Jesus humilhou-se muito mais do que isto. Nasceu em condições paupérrimas e morreu uma morte cruel na cruz.
d) Ele foi obediente até o fim (v. 8b) – Ele não obedeceu somente no que lhe convinha, sua obediência foi plena “até a morte, e morte de cruz”!
Este é o sentimento que precisamos ter, esta é a atitude que devemos tomar: sermos servos abrindo mão de possiveis direitos e humildemente obedecermos a Deus, não apenas quando nos convém, mas até o fim.

2. É Preciso Seguir o Exemplo de Jesus (vv.12-16)

À luz do exemplo de Jesus, Paulo encoraja os filipenses a manifestarem a mesma obediência que fora expressa quando receberam o Evangelho.
a) Obedecendo não apenas na presença do apóstolo, mas  muito mais na ausência (v.12a). Nossa obediência não deve ser somente diante dos líderes ou dos irmãos, mas quando estamos em ambientes onde “não tem ninguém da igreja nos vendo”.
b) Pondo em ação a salvação (v.12b). É preciso viver como um salvo a cada dia, deixando Deus aperfeiçoar-nos constantemente;
c) Servindo sem queixas, reclamações e discussões  (v.14);
d) Cultivando a pureza em um mundo impuro (v.15);
e) Brilhando como estrelas neste mundo em trevas (v.15b);
f) Guardando firmemente a Palavra da Vida (v.16).
           
3. É Preciso olhar para o Que Deus Preparou Para os Humildes (vv.9-11)

Quando lemos em Hebreus 12.2 que Jesus, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do Trono de Deus, percebemos que entre Jesus e o Trono estava a cruz.
Por isso Deus o exaltou” - estas duas palavrinhas de transição revelam que o Pai havia preparado para o Filho uma exaltação sobremaneira, a mais alta posição, um Nome acima de todo o nome (Fp 2.10-11). Há uma recompensa proposta para todo aquele que trilhar o caminho da humildade, submissão e serviço (Rm 8.30).
O caminho para a glória passa pela humildade, seguindo o exemplo sublime de nosso amado Mestre. Jesus afirmou que os humildes são bem-aventurados porque deles é o Reino de Deus (Mt 5.3).
Não nos   deixemos  seduzir pela aparência ilusória deste mundo, pois “o mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.17).

CONCLUSÃO

Não há atalhos para um discípulo de Jesus. O caminho que precisamos trilhar é o caminho da cruz. Por isso, servir humildemente, em obediência e amor, não nos é opcional.
Precisamos observar e seguir de forma prática o exemplo de Jesus e isso qualificará a nossa vida cristã e glorificará o Pai, além de nos conduzir à glória com Cristo.

Este foi um estudo que preparei para as células, ano passado e que achei oportuno compartilhar.

Nenhum comentário: